AS IGUANAS COMEM QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE FOLHAS E FRUTAS.
Dieta recomendada para iguanas verdes mantidos em cativeiro
Os iguanas selvagens (Iguana iguana) são folhíveros especializados, ingerindo primariamente folhas de árvores. Os iguanas mantidos em cativeiro são expostos a, e aceitam, vários itens alimentares que jamais encontrariam no ambiente selvagem. É crucial que o proprietário lide pacientemente com seu iguana de estimação e o treine para ingerir uma dieta balanceada. Nunca se deve permitir que o lagarto escolha o que quer ingerir, visto que gosto e palatabilidade não necessariamente se igualam ao valor nutricional.
Temperaturas subótimas e manejo inadequado podem reduzir a ingestão e digestão de alimentos. Sob condições ruins de manejo, a melhor dieta do mundo seria inadequada.
Nenhuma dieta para iguanas em cativeiro pode ser precisamente descrita como "adequada". Os requerimentos nutricionais precisos para esta espécie não são conhecidos e os iguanas selvagens ingerem folhas de árvores que não são disponíveis no cativeiro. Nós podemos nos aproximar de uma dieta nutritiva, mas a maioria das formulações é baseada em experiências não merecedoras de crédito e em especulação ao invés de experimentos alimentares científicos.
Todos os materiais vegetais deve ser lavados, cortados (recomenda-se um processador de alimentos) e completamente misturados. Isso irá assegurar uma dieta balanceada na qual todos os ingredientes alimentares serão ingeridos, ao invés de apenas os mais favoritos ou saborosos. Prepare o suficiente para 4-7 dias, guarde no refrigerador entre as alimentações e sirva em temperatura ambiente ou um pouco mais quente. Ofereça depois de o iguana ter tomado banho de sol por várias horas sob a sua fonte de luz de manhã, deixe durante todo o dia e remova os alimentos não ingeridos de noite.
Filhotes até 35 cm de comprimento l Alimente duas vezes ao dia ou deixe alimento continuamente disponível l Vegetais devem ser finamente cortados ou picados. Jovens até 2,5 anos ou até 90 cm de comprimento l Alimente uma vez ao dia. l Vegetais devem ser cortados em tamanhos pequenos a médios ou picados. Adultos acima de 2,5 anos ou de 90 cm de comprimento l Alimente diariamente ou a cada 2 dias. É impossível superalimentar um iguana ao usar a dieta vegetariana rica em fibras, recomendada aqui. l Vegetais devem ser grosseiramente picados. Ingredientes: CADA REFEIÇÃO contém ingredientes de TODOS as 5 das categorias seguintes:
ALIMENTAÇAO
Sua dieta deve ser feita de 60% verduras ,30% vegetais e 10% frutas.
VERDURAS: agriao,espinafre,couve,almeirao,rucula,escarola,folha de beterraba,aspargo,repolho,flor de hibiscus entre outros.ATENÇAO: não forneça alface ao seu iguana pois alem de nao ter nutrientes o suficiente que o animal precisa causa diarreia e o deixa sonolento.
LEGUMES: pimentao,cenoura(ralada se for para um animal jovem se caso seja adulto em pedaços pequenos),pepino,abobrinha,abobora,ervilha,vagem,kiabo,feijao verde,batata doce,beterraba,nabo,brócolis.
FRUTAS: banana,maça,pera(esses aqui citados todos com casca pois contem nutrientes essenciais para o animal),tomate,laranja,mamao,kiwi,cereja,amora,framboesa,morango.
obs:os iguanas costumao escolher o alimento,NAO OS DEIXE, sempre ofereça varios tipos de alimento ou entao faça uma salada bem colorida para que ele coma de tudo,ao cotrario tera um insuficiencia de nutrientes podendo levar o animal a morte.
1. Folhas verdes ricas em cálcio:
itens por alimentação: folhas de nabo, acelga, mostarda, repolho, folhas e flores de dente-de-leão livre de pesticida, trevo, escarola, cenoura, salsa, flores e folhas de nastúrcio, flores e folhas de hibisco e flores. Também ofereça chicória, alface romana, hortelã e cilantro. Folhas de espinafre e de beterraba têm altos níveis de oxalato, que pode quelar o cálcio, e as folhas de repolho, de repolho chinês e de brócolis têm altos níveis de substâncias indutoras de bócio. Ambos os grupos podem ser usados, mas com moderação. As alfaces icebergue, Boston, manteiga e vermelha têm pouco valor nutricional em comparação às folhagens mais escuras. A alface romana tem um valor intermediário e deve ser somente usada em combinação às folhagens escuras mencionadas anteriormente.
2. Outros vegetais:
40%-45% da dieta , com variação semanal :Feijões verdes crus, ervilha-de-quebrar, ervilha-torta, abóbora, batata-doce, quiabo, pimentão, cogumelo e inhame. Seletas congeladas podem ser usadas ocasionalmente. Cenoura ralada pode ser usada ocasionalmente visto que ela contém altos níveis de oxalato. Vegetais com valor nutricional mais baixo incluem pepino, tomate, cebola, azeitona, abobrinha e rabanete.
3. Alfafa:
boa fonte de fibra e de proteína. A alfafa é disponível em minifardos ou pellets para pequenos animais em lojas de rações e de animais de estimação. Leia o rótulo dos pellets para certificar-se de que a alfafa é o primeiro ingrediente da lista. Não utilize misturas que contenham sementes e outros ingredientes. A alfafa também pode ser encontrada em pó, comprimidos ou cápsulas em lojas de produtos de saúde. Os pellets e o pó devem ser umedecidos com água antes de oferecidos ao animal. Assegure-se de utilizar folhas e caules maduros ao invés de brotos. Se um iguana se recusar a ingerir a alfafa, podem ser usados comprimidos amassados ou pó de alfafa, em pequenas quantidades na salada, aumentando-se gradualmente a quantidade no decorrer de várias semanas.
4. Frutas:
frutas têm baixos níveis de vários nutrientes, incluindo proteína e cálcio e têm níveis altos de fósforo. Elas não devem representar uma grande proporção da dieta . As frutas diluem os ingredientes bons encontrados nas folhagens e vegetais verdes. As seguintes podem ser oferecidas: figo, mamão, melão, maça sem a semente, ameixa, morango, banana (com casca), uva e kiwi.
5. Suplementos minerais e vitamínicos:
A suplementação é recomendado devido ao fato de as deficiências minerais e vitamínicas serem comuns em iguanas. Entretanto, o cálcio e as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) podem ser suplementados em excesso, assim como em subdose. Para evitar a suplementação em excesso, fontes naturais de uma dieta variada são a melhor escolha, com uso moderado de vitaminas/ minerais para equilibrar a dieta . Até o momento, não há estudos sobre os requerimentos específicos de qualquer espécie de lagarto.
6. Produtos comerciais
Existem muitos produtos comerciais para répteis, mas em nenhum deles a potência e a segurança foram comprovadas. Os níveis dos ingredientes variam bastante entre os produtos. Procure utilizar os produtos com uma proporção grosseira de 100 partes de vitamina A a 10 partes de vitamina D3 para uma parte de vitamina E. Os produtos humanos com vitamina D3 (ao invés de D2) podem também ser utilizados.
7. Minerais:
use cagluconato de cálcio. Neonatos e iguanas jovens: uma pequena pitada por refeição. Administre vitaminas por 4-5 dias por semana e cálcio nos 7 dias da semana.
Adultos: 1 pitada para cada quilo de peso corpóreo. Administre vitaminas 2-3 vezes por semana e cálcio 4-5 vezes por semana (a menos que o animal esteja prenhe ou doente, quando, então, deve-se administrar 5-6 vezes por semana).
A adição da vitamina em pó sobre a salada pode torná-la não palatável. A vitamina deve ser completamente misturada. Se você puder ver o pó, provavelmente foi adicionado em excesso.
Grãos:
O grão do pão, biscoitos, massas e em sementes é recomendado em algumas receitas para iguanas. Este grupo alimentar é pobre nos nutrientes que os iguanas necessitam, especialmente fibra, proteína e cálcio. O grão deve ser limitado a petiscos ocasionais ou ser totalmente evitado.
Fontes de proteína animal:
Devem ser evitadas nas dietas de iguanas verdes. Estes lagartos são vegetarianos desde o nascimento, mesmo assim eles podem aceitar alguns alimentos não naturais no cativeiro, como grilos ou até mesmo camundongos. Mesmo que as fontes de proteína animal tenham sido tradicionalmente recomendadas para iguanas, a sua necessidade não foi cientificamente comprovada. A proteína fornecida deve ser de fonte vegetal.
Dietas comerciais para iguanas:
A vantagem destes produtos é que eles são mais fáceis de usar do que preparar uma salada balanceada várias vezes por semana. A desvantagem é que, apesar de ter sido afirmado que eles são completos e balanceados, podem não ser. Os requerimentos nutricionais exatos dos iguanas verdes nunca foi cientificamente determinado. As dietas comerciais com altos níveis de proteína animal, gordura, milho, soja, trigo, grãos, vegetais indutores de bócio, frutas ou flores devem ser evitadas. O ingrediente principal, que sempre é o primeiro a ser mencionado na lista de ingredientes, deve ser a alfafa. Os níveis de nutrientes em base de matéria seca devem incluir mais de 20% de proteína de origem vegetal, mais de 15% de fibras e 1,4% de cálcio. As dietas peletizadas ou em pó contêm somente 10% de água em comparação com 85%-90% da quantidade de água nas saladas. Estas dietas devem ser umedecidas com água antes da refeição. Os alimentos congelados podem ser deficientes em tiamina. As dietas comerciais para iguanas podem desempenhar um papel importante na nutrição dos iguanas, mas devem ser somente parte da dieta até que mais dados sejam conhecidos.
Alimentos Proibidos:
Há alimentos que uma iguana não deverá ingerir, pois podem provocar a morte destes répteis. Sendo um herbívoro, a iguana é um animal que se alimenta exclusivamente de produtos vegetais, logo, não se deve dar nenhum tipo de alimento de origem animal ou seja, carnes ou qualquer outro tipo de alimentos que contenham açúcares (excluindo a fruta).
Tendo em conta que o estômago da iguana não digere a carne, poderá provocar um bloqueio intestinal, o que pode conduzir a uma agonizante morte. Relativamente aos açúcares, quando estes entram em contacto com o processo digestivo da iguana, provocam paragens de digestão e consequentemente leva a uma excessiva produção de gazes. A sua acumulação poderá ter como consequência uma morte dolorosa.
Todas as iguanas têm preferências alimentares no entanto, não poderemos confiar na sua escolha quando é a hora da refeição, pois ao escolher determinado tipo de vegetal, acabarão por desenvolver carências nutricionais. A melhor forma de garantir que a sua alimentação é varada e equilibrada, será fornecer-lhe uma mistura de vegetais de preferência triturados, deixando para o final do dia o seu alimento preferido!
cálcio:
A iguana precisa de muito cálcio, mas mais que isso, esse cálcio deve estar disponível para o tipo de metabolismo dela. Um lembrete que vale a pena nunca esquecer: de nada adianta oferecer todo o cálcio do mundo se a iguana não tomar sol o suficiente. É que a vitamina D3, chamado colecalciferol, é essencial para que o cálcio ingerido seja bem aproveitado, e é produzido graças ao calor e raios UVB.
Pra quem quiser fornecer cálcio pra iguana, pegue algumas cascas de ovos, deixe secar uns 2 dias no sol, bata no liquidificador. Depois ofereça esse pó junto com as verduras....uma ou duas vezes na semana!
Nunca de proteína animal ( insetos,neonatos ) ao seu iguana, embora muitos sites recomendam.
A dieta da iguana
As iguanas são primariamente herbívoras. Enquanto jovens poderão ingerir pequenos insetos, mas este hábito tem tendência a diminuir com a idade. Ao contrário de outros répteis, a Iguana não necessita de alimento vivo para ser criada, uma dieta rica em vegetais é a mais indicada. Existem rações para répteis à venda no mercado, mas é sempre preferível e mais saudável, uma equilibrada e variada salada de legumes e folhas verdes.
Os vegetais devem ser a categoria de alimentos em maior quantidade na sua alimentação diária – cerca de 50% dos alimentos ingeridos diariamente: Couve de bruxelas, nabo, nabiças, dentes-de-leão, trevos e ervas silvestres são boas opções. O feijão verde, espargos, alfalfa, cebola, cogumelos, batata doce, cenouras, entre outros, também devem ser incluídos na sua dieta diária.
A fruta também tem um papel importante no equilíbrio da dieta: Figos, amoras, morangos, manga, meloa, papaia, maçã, banana (que deve ser dada em pouca quantidade), entre outros, fornecem grande parte das vitaminas necessárias à espécie.
Tenha sempre em atenção a forma como estes alimentos são cultivados, uma vez que os pesticidas e os adubos artificiais são prejudiciais à saúde da iguana.
Com bastante menos frequência – correspondendo a menos de 5% do total dos alimentos ingeridos diariamente:arroz ou massa cozida ou mesmo pão.